Diretrizes para autores

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DIRETRIZES PARA AUTORES(AS) – SUBMISSÃO DE TRABALHOS

As submissões de trabalho para o 15ºCBGE devem ser realizadas no sistema do evento. 

 1 CRONOGRAMA

EtapaData
Submissão de trabalhos (via sistema do evento)24 de abril a 01 de junho
Início do pagamento da inscrição 
Divulgação dos resultados da avaliação dos trabalhos submetidos24 de julho
Prazo para envio de ajustes/recursos24 de julho a 31 de julho
Divulgação do resultado final01 de agosto
Data final para autores(as) efetivarem pagamento de inscrição no evento 


 
2 DIRETRIZES PARA AUTORES

As submissões de trabalho para o 15º CBGE devem ser realizadas no sistema do evento, por meio do link: https://cbge.org.br/sistema/.
Os trabalhos a serem submetidos no 15˚ CBGE devem ser originais e inéditos, não sendo aceito textos que já foram apresentados em outros eventos científicos.

2.1 Tipos de trabalho

Os trabalhos devem abordar Pesquisas em Andamento, Pesquisas Concluídas ou Relatos de Experiência Profissional.

– Pesquisas em Andamento: são projetos de pesquisa que até a data limite da submissão ao Congresso não possuam resultados, sendo que estes trabalhos serão OBRIGATORIAMENTE apresentados em formato Pôster. É sugerido para que os(as) autores(as) que irão submeter Pesquisas em Andamento apresentem no Congresso resultados preliminares;

– Pesquisas concluídas: pesquisas finalizadas incluindo pesquisas teórico-empíricas, ensaios teóricos e/ou revisões de literatura;

– Relatos de Experiência: são pesquisas que descrevem experiências vivenciadas que podem contribuir para a área, incluindo também oportunidades de negócios e projetos de extensão.

 2.2 Temáticas

Os trabalhos devem possuir a Gestão do Esporte como temática central ou diálogo com temas correlatos, como: Lazer, Turismo, Saúde e Fitness e que tenham como foco uma das seguintes subáreas:

  1. Gestão de Eventos; 
  2. Gestão de Instalações;
  3. Formação Profissional;
  4. Gestão de Recursos Humanos;
  5. Legislação e Ética;
  6. Marketing;
  7. Mídia e Comunicação;
  8. Políticas Públicas;
  9. Estratégia, Governança e Gestão de Organizações;
  10. Economia e Finanças;
  11. Ensino e Métodos de Pesquisa;
  12. Diversidade e Inclusão Social;
  13. Outros temas ligados à Gestão do Esporte e suas demais manifestações.

2.3 Formatos para apresentação de trabalhos

Os trabalhos a serem enviados para avaliação devem ser submetidos em formato de RESUMO e poderão ser apresentados durante o evento em dois formatos:

Pôster: apresentação de pesquisas concluídas, em andamento ou relatos de experiências profissionais;

Comunicação oral: apresentação de pesquisas concluídas ou relatos de experiências profissionais.

2.4 Informações importantes

– CADA AUTOR(A) PODERÁ SER O(A) APRESENTADOR(A) DE NO MÁXIMO 2 (DOIS) TRABALHOS, INDEPENDENTEMENTE DO FORMATO.

– É obrigatória a inscrição no congresso do(a) primeiro(a) autor(a) do resumo. Caso o(a) primeiro(a) autor(a) esteja impossibilitado(a) de apresentar, AMBOS (primeiro autor(a)  e autor(a) que irá apresentá-lo) deverão estar inscritos(as). 

– Será permitida a quantidade máxima de 5 (cinco) autores(as) para cada trabalho submetido.

– Os trabalhos deverão ser submetidos até às 23h59m do dia 01/06/2024.

– Somente os trabalhos aprovados e APRESENTADOS no evento serão publicados nos Anais oficiais, com título apropriado e ISSN.

 3 DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os resumos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol. Não devem conter figuras, quadros ou tabelas, que, todavia, poderão ser apresentados durante o evento. A submissão acontecerá por preenchimento de formulário próprio na plataforma do evento. NÃO serão aceitas submissões por e-mail ou quaisquer outros meios.

3.1 Pesquisas em andamento ou concluídas

  1. Título do trabalho: informativo e conciso;
  2. Palavras-chave: no máximo 5 (cinco), separadas por ponto e vírgula;
  3. Subárea do trabalho: dentre as 13 (treze) previamente delimitadas;
  4. Tipo de apresentação: Pôster ou comunicação oral (comunicação oral apenas para pesquisas concluídas);
  5. Texto do resumo: entre 600 e 900 palavras em parágrafo único, contendo:
  6. a) introdução (com fundamentação teórica); 
  7. b) objetivo(s);
  8. c) metodologia;
  9. d) principais resultados (se houver);
  10. e) considerações finais (se houver);
  11. f) implicações teóricas e práticas (se houver);
  12. Referências bibliográficas: deverão ser apresentadas em campo separado, em formato APA, aquelas que tenham sido citadas no texto.

3.2 Relatos de experiência profissional

  1. Título do trabalho: informativo e conciso;
  2. Palavras-chave: no máximo 5 (cinco), separadas por ponto e vírgula;
  3. Subárea do trabalho: dentre as 13 (treze) previamente delimitadas;
  4. Tipo de apresentação: Pôster ou comunicação oral;
  5. Texto do resumo: entre 600 e 900 palavras em parágrafo único. Recomendações de seções a integrar o resumo:
  6. a) introdução (com fundamentação teórica e contexto institucional); 
  7. b) objetivo(s):
  8. c) descrição da implementação:
  9. d) resultados e reflexões (relação com a teoria, se houver);
  10. e) considerações finais;
  11. f) implicações teóricas e práticas;
  12. Referências bibliográficas: deverão ser apresentadas em campo separado, em formato APA, aquelas que tenham sido citadas no texto.

 4 PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Os resumos que forem aprovados poderão ser indicados para fast track de publicação na Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE) ISSN: 2448-3052. O(a) autor(a) receberá o convite por e-mail após a publicação dos Anais do Evento.

IMPORTANTE: para acelerar o processo de fast track, RECOMENDA-SE que os(as) autores(as) interessados(as) nesta indicação desenvolvam os trabalhos em formato de artigo completo o quanto antes e estejam atentos às normas do periódico.

5 POLÍTICA DE AVALIAÇÃO 

– A Comissão Científica do CBGE tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as publicações científicas;

– Os resumos serão encaminhados a pareceristas em sistema de blind review;

– A partir das avaliações dos(as) pareceristas, a Comissão Científica pode decidir ou não pela aprovação dos trabalhos, assim como, sugerir eventuais ajustes de modo a adequar os textos para publicação nos anais do evento;

– A partir das avaliações dos(as) pareceristas, a Comissão Científica pode também sugerir a mudança do modo de apresentação indicado pelos(as) autores(as) (pôster e comunicação oral). Nestes casos, os(as) autores(as) serão comunicados(as) na avaliação do trabalho.

– As avaliações serão feitas pelos membros da Comissão Científica em formulários de avaliação padronizados, havendo espaço para comentários personalizados, que serão encaminhados aos(às) autores(as) em caso de aceite condicional, necessidade de correções ou não aprovação;

– Avaliações semelhantes serão realizadas para as pesquisas em andamento ou concluídas  e relatos de experiência profissional. 

– IMPORTANTE: Serão publicados nos anais do congresso os resumos que sigam as normas de submissão e que forem efetivamente apresentados durante o congresso.

As seguintes dimensões do trabalho serão avaliadas, considerando a sua adequação (apresentam-se os pesos que recaem sobre cada uma das dimensões do trabalho, para efeito de classificação dos estudos submetidos ao evento). 

5.1 Avaliação dos pareceristas

Escala: totalmente inadequado (0); pouco adequado (1); parcialmente adequado (2); substancialmente adequado (3); totalmente adequado (4).

Critérios de avaliação:  

  1. Clareza na contextualização do caso/problema de pesquisa;
  2. Clareza na descrição do objetivo delineado para o estudo;
  3. Escolha do método utilizado ou técnicas de implementação;
  4. Clareza na apresentação dos resultados.
  5. Entendimento do contexto em que o estudo se insere, a partir da introdução apresentada;
  6. Implicação teórica dos resultados (pelo menos uma clara implicação). Por implicação teórica, entende-se uma verificação, contraposição ou avanço na teoria já existente;
  7. Implicação prática dos resultados (pelo menos uma clara implicação). Por implicação prática, entende-se como sendo sugestão de como um(a) gestor(a) pode utilizar o conhecimento obtido no estudo para operacionalizar uma variável qualquer em uma situação inspirada na realidade da prática da gestão, com uma declaração explícita, e não genérica, de ação. 


Contato

E-mail: cientifico@abragesp.org.br